quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A felicidade levada a sério: Butão inspira Verão 2013 da Eden

Por: Fátima Lopez


O Butão, pequeno reino do Himalaia, está longe de ser um país rico, porém, seu principal tesouro é exatamente de um índice criado em 1972, pelo rei, para contrapor o PIB. Nesse pequeno país, onde a felicidade é levada a sério, o FIB – Felicidade Interna Bruta -  colocou o país entre as dez nações mais felizes do mundo.

Foi olhando para esse país de gente feliz que a Eden criou sua coleção Verão 2013. A marca olhou para o povo, seus templos, cores, arquitetura e festas para compor estampas, cartela de cores e formas da coleção. Mais importante que tentar traduzir a cultura desse país, a Eden buscou colocar em suas roupas um pouco da energia e da felicidade conquistada com alguns princípios do FIB, como a promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e igualitário; preservação e promoção dos valores culturais; conservação do meio ambiente natural e estabelecimento da boa governança.

A marca dividiu sua coleção 100% orgânica em três linhas: Kira, Lotus e Dzong. A cartela de cores é extensa e o que muda, de uma linha para outra, é a intensidade dessas cores. menta, sol, céu, lima, tangerina, pêssego e fogo contrastam com os básicos off white, cinza, cáqui e militar.

KIRA
A Kira é uma vestimenta feminina tradicional do Butão. Essa linha é composta apenas por peças femininas superdelicadas, com renda de algodão, bordados e estampa floral localizada.

Vestidos, saias, calças, saia-envelope e top kimono são algumas das peças que compõem essa linha. Um dos destaques da Kira é a maxiblusa feita em tricot de linha, levíssima e extremamente feminina.

Por ser uma linha dedicada apenas para as mulheres, as formas são mais estruturadas, sequinhas e com cintura marcada.

Em Kira, as cores da cartela são suaves.

LOTUS
Peças masculinas e femininas surgem mais fluidas, com as cores lavadas e shape desconstruído. São roupas confortáveis, atemporais, sem muitas interferências.

Do Butão vem a estamparia. Uma delas vem de selos e moeda local. A outra estampa da linha foi inspirada no trabalho de cestaria feito nas construções de pequenas cabanas – este trabalho local também aparece na construção de tecidos.

Na linha Lotus, vestidos e saias longas, macacões oversized, calças com ganchos mais baixos e t-shirts amplas e desestruturadas. Para as mulheres, peças com bordados em madrepérola. Para eles, o destaque é o Kaban masculino com duas diferentes lavagens de jeans na mesma peça.

Tie-dye e tecidos manchados completam o trabalho de lavanderia da Lotus.

DZONG
Os Dzongs estão por todo o reino do Butão. São templos religiosos que têm, também, funções administrativas. Os festivais religiosos do Butão são muito coloridos e, por isso, essa linha tem as cores da cartela bem intensas.

As peças – masculinas e femininas - são bastante urbanas, básicas, com influência esportiva. Shorts e regatas são as peças-chave da linha. O casaquinho de tricot de algodão ganhou zíper esportivo e diferentes cores para criar um look de contrastes. Outra peça de destaque é a t-shirt com recortes a laser.










Nenhum comentário:

Postar um comentário